Blogger news

OBJETIVOS

A ASSOCIAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS - APDFCI é uma associação de profissionais, a qual terá lugar por tempo indeterminado e reger-se-á pelos presentes estatutos, por regulamento interno e pela legislação em vigor.

A APDFCI terá por principal objetivo, entre outros, o estudo e defesa dos interesses dos profissionais da prevenção, deteção e combate de incêndios florestais tal como de recuperação de áreas ardidas, ou seja, DFCI, inseridos nos objetivos gerais do País, nos aspetos técnico-científicos, da ética profissional, económico e social e outros, competindo-lhe, essencialmente:

  1. Promover a APDFCI;
  2. Representar as profissões dos sectores, e respetivos profissionais, junto do Estado e seus agentes, do sector privado e cooperativo e pronunciar-se sobre os assuntos da sua especialidade quando consultada por quaisquer entidades públicas ou privadas ou quando o julgue oportuno;
  3. Promover a elevação, independência e prestígio das profissões ligadas aos sectores da DFCI, nomeadamente através da defesa da criação de um quadro de carreiras profissionais para os respetivos sectores.
  4. Promover o desenvolvimento científico e o desenvolvimento técnico através de conferências, publicações, ensino, formação profissional, ou qualquer outro meio e, ainda, intervindo na conceção e planeamento do ensino das áreas relacionadas com a DFCI a todos os níveis;
  5. Cooperar na preparação das leis e regulamentos relativos às organizações, às categorias profissionais, perfis de competências, avaliação referentes ao exercício das profissões que fazem ou venham a fazer parte da DFCI;
  6. Estabelecer acordos, protocolos, e outros tipos de colaboração com entidades locais, nacionais e estrangeiras, que possam vir a constituir uma mais-valia para os sectores e para os profissionais da DFCI;
  7. Elaborar e implementar um código deontológico profissional abrangente e estudar e aplicar medidas que assegurem o respeito pelo mesmo.
  8. Elaborar relatórios sobre temas relacionados com a prevenção e supressão de incêndios florestais, investigação e relatório de acidentes e incidentes com operacionais, de interesse público para divulgação.
  9. A gestão e defesa dos interesses económicos, sociais e laborais dos Profissionais de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
  10. Estabelecer acordos e/ou protocolos com entidades acreditadas para a formação e reciclagem de Cursos Profissionais de DFCI em exercício profissional, nomeadamente relacionados com a análise de incêndios florestais, investigação de causas, meteorologia de incêndios, o combate aos incêndios florestais, uso do fogo controlado, fogo de supressão, silvicultura preventiva e estrutural, na proposta de conteúdos formativos, requisitos de acesso à profissão, assim como, os critérios de avaliação.
  11. Quaisquer outros fins que se possam estabelecer.